Nacionais
A APESB encontra-se representada nas reuniões, desde 2022, e actualmente está representada pela Prof.ª Lígia Pinto.
A APESB encontra-se representada, desde a sua formação em 2009, no Conselho de Administração Região Hidrográfica por:
ARH do Norte:
– José Tentúgal Valente (Representante)
– Lígia Pinto (Vogal)
ARH do Tejo:
– Pedro Álvaro (Representante)
– José Saldanha Matos (Vogal)
ARH do Alentejo:
– António Albuquerque (Representante)
– João Feijó Delgado (Vogal)
A CNAIA é a Comissão Nacional da Associação Internacional da Água.
Tem como objectivos:
– Assegurar a representação de Portugal nos órgãos dirigentes da IWA, de acordo com a constituição e estatutos desta Associação ou em resposta a solicitações expressas da mesma;
– Dinamizar a participação de Portugal nas diversas actividades da IWA, em particular nos Specialist Groups e nos Interest Groups;
– Designar relatores nacionais, responsáveis pela elaboração das contribuições nacionais para os International Reports apresentados nos Congressos Mundiais bienais;
– Promover a discussão e a apreciação de processos de decisão ou documentos importantes da actividade da IWA;
– Veicular as posições portuguesas e promover a defesa dos interesses nacionais no sector nos fora internacionais, através da IWA;
– Promover as publicações da IWA e a angariação de novos membros e divulgar junto do meio científico e técnico nacional as actividades da IWA, nomeadamente os Congressos Mundiais, fomentando a participação de técnicos portugueses;
– Promover intercâmbio técnico-científico com Associações congéneres de países de língua portuguesa.
A CNAIA é constituída pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), pela Associação Portuguesa para Estudos de Saneamento Básico (APESB) e pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH).
A CNAIA é organizada com base numa Comissão Plenária e numa Comissão Executiva.
São membros da CNAIA:
– Os elementos que integram a Comissão Executiva;
– Dois membros designados por cada uma das três Associações Coordenadoras;
– Os representantes portugueses na estrutura da IWA;
– Outros membros portugueses dos órgãos dirigentes da IWA;
– Todos os presidentes da Comissão Executiva nos mandatos anteriores.
Os membros da Comissão Executiva da CNAIA 2022 são:
Prof.ª Lígia Costa Pinto (APESB)
Prof. Carlos Coelho (Presidência da APRH)
Eng.º Rui Godinho (APDA)
A APESB encontra-se representada, desde a sua formação em 2010, no Conselho Consultivo da ERSAR por:
– Nídia Caetano (Representante)
– Bárbara Rodrigues (Vogal)
A APESB encontra-se representada nas reuniões, desde 2011, e actualmente está representada pelo Prof. António Albuquerque, e como vogal o Eng.º Pedro Álvaro.
A APESB encontra-se representada nas reuniões, desde 2022, e actualmente está representada pela Eng.ª Bárbara Rodrigues.
A APESB encontra-se representada nas reuniões, desde 2010, e actualmente está representada pelo Prof.ª Lígia Pinto, e como representante suplente o Eng.º Pedro Álvaro.
Foi criado este cluster na área dos resíduos no ano 2015, e a APESB associou-se a esta iniciativa, no entanto desvinculou-se no ano 2021.
A APESB encontra-se representada nas reuniões, desde 2017, e actualmente está representada pela Eng.ª Bárbara Rodrigues.
A APESB encontra-se representada nas reuniões, actualmente pela Eng.ª Bárbara Rodrigues, e como vogal o Eng.º Pedro Álvaro.
A APESB encontra-se representada nas reuniões, desde 2021, e actualmente está representada pela Eng.ª Bárbara Rodrigues.
A APESB encontra-se representada nas reuniões, desde 2022, e actualmente está representada pela Prof.ª Lígia Pinto.
Internacionais
O representante da APESB na EWA é o Prof. José Saldanha Matos, do Instituto Superior Técnico (IST).
Web: www.ewa-online.eu
A EWA é uma associação que congrega 24 associações de profissionais do ramo do controlo da poluição associada à colecta, tratamento de deposição final de águas residuais, em outros tantos países europeus, representando os interesses técnico-científicos de cerca de 45.000 profissionais.
A APESB é a representante de Portugal na EWA. Por este motivo, qualquer membro da APESB tem, automaticamente, direito aos benefícios da filiação nesta importante organização pan-europeia, bem como a participar nas suas actividades técnicas e nos seus grupos de trabalho.
Através da participação activa dos seus membros nacionais, como a APESB, a EWA está numa posição única para promover os interesses e pontos de vista daqueles que desenvolvem a sua actividade profissional no domínio do controlo da poluição decorrente das águas residuais, sempre que for importante expressar, numa perspectiva europeia, problemas e estratégias nacionais.
O representante da APESB é actualmente o Prof.ª Lígia Pinto, da Universidade do Minho.
Web: www.iswa.org
A ISWA é uma associação internacional que conta com 20 membros nacionais, sendo Portugal apresentado pela APESB, e por membros singulares de mais de 80 países.
O seu principal objectivo o desenvolvimento de acções relativas à minimização, colecta, transporte, reciclagem, reutilização, tratamento e deposição final dos resíduos. Qualquer membro da apesb pode ter acesso às informações disponibilizadas pela ISWA, desde que o solicite.
A APESB está representada, através do Prof.ª Lígia Pinto, da Universidade do Minho, no Governing Board, que é a mais elevada autoridade da IWA.
Web: www.iawq.org.uk
A IWA é uma associação internacional que congrega técnicos e cientistas que desempenham actividades no domínio da qualidade da água.
A IWA tem por objectivo o desenvolvimento de acções relativas ao controlo da poluição decorrente da produção, colecta, tratamento, destino final e reutilização de águas residuais, representando os interesses técnico-científicos de milhares de profissionais em todo o mundo.
Qualquer membro da APESB pode ter acesso às informações disponibilizadas pela IWA, desde que o solicite.
A APESB está representada, através do Prof. Paulo Jorge Ramisio, da Universidade do Minho.
Web: www.wef.org
A WEF é uma associação internacional que congrega técnicos e cientistas que desempenham actividades no domínio da qualidade da água.
Qualquer membro da APESB pode ter acesso às informações disponibilizadas pela WEF, desde que o solicite.