Órgãos Sociais

Assembleia Geral

Paulo Jorge Ramísio Pernagorda

Engenheiro Civil, mestre em Engenharia do Ambiente e Doutor em Engenharia Civil, tendo exercido a sua atividade profissional no ciclo urbano da água. É Professor Auxiliar da Escola de Engenharia da Universidade do Minho onde leciona unidades curriculares de graduação e pós-graduação na área da Hidráulica Urbana, Hidrologia, Tratamento de Águas e Águas Residuais e Obras Especiais de Saneamento Básico. É investigador integrado do Centro de Território Ambiente e Construção, onde tem desenvolvido investigação aplicada neste domínio. Foi Pró-Reitor da Universidade do Minho entre 2011 e 2017 e, desde 2014, é Presidente da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental. É autor de mais de 80 publicações técnicas e científicas em conferências, artigos, revistas e livros.

Maria da Graça Dias Alfaro Lopes

Licenciou-se em engenharia civil em 1980, obteve o grau de mestre em Mecânica dos Solos em 1985, doutorou-se em engenharia civil, em 1992 e obteve o título de agregado em engenharia civil, em 2007. Iniciou a sua carreira profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1981-1999), sendo Investigadora Principal do Departamento de Geotecnia (1996-1999). Atualmente é Professora Coordenadora Principal do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), no Departamento de Engenharia Civil, do qual foi presidente (2002 e 2003) e Coordenadora de Secção (desde 1999). A principal área de investigação é a aplicação de geossintéticos em diferentes obras geotécnicas, sendo neste âmbito autora de mais de 150 publicações técnico-científicas em relatórios, artigos de congressos, revistas e capítulos de livros.

Conselho Diretivo

Lígia Maria Costa Pinto

Professora Associada com Agregação da UMinho, Doutorada em Economia pela Universidade da Carolina do Sul, Licenciada em Economia pela FEP. Investigadora integrada do NIPE (UMinho) e colaboradora do CARME (IPLeiria), integra ainda a equipa da UMinho no laboratório colaborativo ECOlab e ADVID- ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense. Faz investigação na área da microeconomia aplicada, com destaque para a economia do ambiente e da energia. A Economia experimental e comportamental são, em conjunto com a recolha primária de dados, as metodologias desenvolvidas com maior ênfase. Tem desempenhado várias funções de gestão no âmbito universitário e organizações não governamentais.

Paula Nívea Nunes Campos

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro e pós-graduada em Tecnologias do Ambiente pela Universidade do Minho. Trabalhou durante mais de 25 anos em entidades dos sectores público e privado e desempenhando funções de execução e coordenação de equipas multidisciplinares no domínio da conceção, projeto, direção de obra e exploração de sistemas associados ao abastecimento e controlo de qualidade de água para consumo humano e ao tratamento de efluentes domésticos e industriais, da gestão ambiental em obra de grandes empreitadas e da elaboração e coordenação de Estudos de Impacte Ambiental. Acrescenta à sua atividade profissional a Direção Técnica de um laboratório de Controlo de Qualidade de Água e a participação em processos de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestadas pelas Entidades Gestores como auditora da Entidade Reguladora dos Sistemas de Águas e Resíduos (ERSAR). Foi também docente da cadeira de “Tratamento de Águas Residuais” integrada na Licenciatura de Engenharia Civil e do Ambiente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Desde junho de 2018 exerce o cargo de Administradora Executiva da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM.

Pedro Miguel da Costa Bastos

Diretor de Exploração da Águas do Norte. Trabalhou no setor privado e público ao longo dos últimos 25 anos em funções de direção na Indústria da Água. Desenvolve trabalho nas áreas das operações de sistemas de saneamento e de abastecimento de água (operação e manutenção), com especial enfoque na eficiência dos processos e na neutralidade energética. Foi responsável por projetos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais como profissional liberal. É licenciado em Engª Biológica pela Universidade do Minho e tem um MBA pela Universidade Católica do Porto.

Pedro Miguel Fontes de Albuquerque Álvaro

Licenciado em Engenharia do Ambiente na especialidade de Engenharia Sanitária pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNL, membro efetivo da OE nº 66855, desenvolve a sua atividade profissional na área do saneamento, nomeadamente na gestão operacional de sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais. Atualmente exerce funções de Diretor de Operação da Águas do Tejo Atlântico, do Grupo AdP. A sua experiência profissional estende-se, também, na gestão de empreitadas de construção de infraestruturas de transporte e tratamento de águas residuais, de grande dimensão.

Nídia de Sá Caetano
CV

Conselho Fiscal

Prof. José Carlos Tentúgal Valente

Doutor em Engenharia Civil, especialização em Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente) e Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto onde leciona desde 1974. É autor ou co-autor de cerca de uma centena de publicações de caráter técnico-científico no domínio da Hidráulica Urbana. Foi administrador de empresas do Grupo Águas de Portugal. Desenvolve atividade de projeto na área da Hidráulica Urbana.

Dr.ª Ana Luísa Esteves Loureiro

Especialista em comunicação ambiental, com foco na temática dos resíduos urbanos. É Diretora de Comunicação na EGF desde 2016, empresa líder na gestão de resíduos em Portugal, o que lhe permite desenvolver projetos inovadores e trabalhar com uma grande variedade de stakeholders. Enquanto profissional de Comunicação já ganhou vários prémios, com destaque para o prémio de Comunicadora do ano 2012, atribuído pela APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa). Membro muito ativa na ISWA (International Solid Waste Association) desde 2002, tendo sido eleita em 2020 um dos membros do Conselho de Administração em representação dos membros nacionais. No passado foi  Chair e Vice-Chair do Grupo de Comunicação da ISWA, onde ainda é muito ativa no desenvolvimento de relatórios, workshops e apresentações dedicadas à sua área de experiência. A ligação ao trabalho associativo também já é longa, sendo de destacar a atividade na APESB (Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental), na APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) e na APCIMM (Associação de Pais do Colégio Integrado Monte Maior).

Eng.ª Bárbara Emília Pires Rodrigues

Licenciada em Engenharia do Ambiente

Exerce funções na Empresa Resíduos do Nordeste, EIM S.A. , Técnica Superior:

  • Responsável pela avaliação de conformidade legal e licenciamento ambiental;
  • Gestora de candidaturas e projetos através de modelos de gestão circular de resíduos.
  • Coordenação do Sistema Integrado de Ambiente Qualidade e Segurança;
  • Responsável pela Educação e Sensibilização Ambiental.

Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB): 

  • Representante Institucional da Comissão Técnica de Acompanhamento de Políticas de Gestão de Resíduos (CAGER).
  • Mentora no Grupo de Trabalho Jovens Profissionais.

APEMETA

  • Especialista do setor.
  • Formadora.

Mesa da Assembleia Geral:
– Presidente: Prof. Paulo Jorge Ramísio
– Secretário: Prof.ª Maria da Graça Dias Alfaro Lopes

 

Conselho Directivo Nacional:
– Presidente: Prof.ª Lígia Maria Costa Pinto
– Vice-Presidente: Eng.ª Paula Nívea Nunes Campos
– Vice-Presidente: Eng.º Pedro Miguel da Costa Bastos
– Tesoureiro: Eng.ª Nídia de Sá Caetano
– Secretário: Pedro Miguel Fontes de Albuquerque Álvaro

 

Conselho Fiscal: 
– Presidente: Prof. José Carlos Tentúgal Valente
– Vogal: Dr.ª Ana Luísa Esteves Loureiro
– Vogal: Eng.ª Bárbara Emília Pires Rodrigues

Menu