Órgãos Sociais

Assembleia Geral

Paulo Jorge Ramísio Pernagorda

Engenheiro Civil, mestre em Engenharia do Ambiente e Doutor em Engenharia Civil, tendo exercido a sua atividade profissional no ciclo urbano da água. É Professor Auxiliar da Escola de Engenharia da Universidade do Minho onde leciona unidades curriculares de graduação e pós-graduação na área da Hidráulica Urbana, Hidrologia, Tratamento de Águas e Águas Residuais e Obras Especiais de Saneamento Básico. É investigador integrado do Centro de Território Ambiente e Construção, onde tem desenvolvido investigação aplicada neste domínio. Foi Pró-Reitor da Universidade do Minho entre 2011 e 2017 e, desde 2014, é Presidente da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental. É autor de mais de 80 publicações técnicas e científicas em conferências, artigos, revistas e livros.

Maria da Graça Dias Alfaro Lopes

Licenciou-se em engenharia civil em 1980, obteve o grau de mestre em Mecânica dos Solos em 1985, doutorou-se em engenharia civil, em 1992 e obteve o título de agregado em engenharia civil, em 2007. Iniciou a sua carreira profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1981-1999), sendo Investigadora Principal do Departamento de Geotecnia (1996-1999). Atualmente é Professora Coordenadora Principal do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), no Departamento de Engenharia Civil, do qual foi presidente (2002 e 2003) e Coordenadora de Secção (desde 1999). A principal área de investigação é a aplicação de geossintéticos em diferentes obras geotécnicas, sendo neste âmbito autora de mais de 150 publicações técnico-científicas em relatórios, artigos de congressos, revistas e capítulos de livros.

Conselho Diretivo

Lígia Maria Costa Pinto

Professora Associada com Agregação da UMinho, Doutorada em Economia pela Universidade da Carolina do Sul, Licenciada em Economia pela FEP. Investigadora integrada do NIPE (UMinho) e colaboradora do CARME (IPLeiria), integra ainda a equipa da UMinho no laboratório colaborativo ECOlab e ADVID- ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense. Faz investigação na área da microeconomia aplicada, com destaque para a economia do ambiente e da energia. A Economia experimental e comportamental são, em conjunto com a recolha primária de dados, as metodologias desenvolvidas com maior ênfase. Tem desempenhado várias funções de gestão no âmbito universitário e organizações não governamentais.

Nídia Sá Caetano

Professor Coordenador no Departamento de Engenharia Química do ISEP, Doutorada e Licenciada em Engenharia Química pela FEUP, Investigadora integrada do LEPABE/ALiCE/FEUP, e colaboradora do CIETI/ISEP. Os seus interesses de investigação incluem valorização da biomassa e dos biorresíduos, tratamento biológico de águas residuais, numa abordagem de biorrefinaria e visando o desenvolvimento sustentável, produção de biocombustíveis renováveis e sustentáveis, avaliação do ciclo de vida dos processos/sistemas de energia, biomassa e biocombustíveis. Foi Diretora e subdiretora do Mestrado em Energias Sustentáveis do ISEP, e desempenhou diversas funções de gestão no ISEP. Desempenha ainda funções de Presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Engenheiros, Região Norte.

António João Carvalho Albuquerque

Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), investigador sénior dos centros de investigação FibEnTech e GeoBioTec, e Professor Visitante da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil) e da Wrocław University of Environmental and Life Sciences (Wrocław, Polónia), nas áreas de tratamento e distribuição de água, tratamento e reutilização de águas residuais e valorização de resíduos industriais. Autor ou co-autor de 380 publicações, incluindo livros, patentes, capítulos de livros, artigos em revista, trabalhos em conferências, normas técnicas, relatórios de trabalhos técnicos e textos académicos. Foi Presidente do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros, e é atualmente membro do seu Conselho de Admissão e Qualificação, Vice-Presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e é atualmente Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB).

Mais informações em:

https://www.ubi.pt/Pessoa/antonio.albuquerque

https://cienciavitae.pt/3319-F1FE-0DA8

Pedro Miguel Fontes de Albuquerque Álvaro

Licenciado em Engenharia do Ambiente na especialidade de Engenharia Sanitária pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNL, membro efetivo da OE nº 66855, desenvolve a sua atividade profissional na área do saneamento, nomeadamente na gestão operacional de sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais. Atualmente exerce funções de Diretor de Operação da Águas do Tejo Atlântico, do Grupo AdP. A sua experiência profissional estende-se, também, na gestão de empreitadas de construção de infraestruturas de transporte e tratamento de águas residuais, de grande dimensão.

Bárbara Emília Pires Rodrigues

Licenciada em Engenharia do Ambiente

Exerce funções na Empresa Resíduos do Nordeste, EIM S.A. , Técnica Superior:

  • Responsável pela avaliação de conformidade legal e licenciamento ambiental;
  • Gestora de candidaturas e projetos através de modelos de gestão circular de resíduos.
  • Coordenação do Sistema Integrado de Ambiente Qualidade e Segurança;
  • Responsável pela Educação e Sensibilização Ambiental.

Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB): 

  • Representante Institucional da Comissão Técnica de Acompanhamento de Políticas de Gestão de Resíduos (CAGER).
  • Mentora no Grupo de Trabalho Jovens Profissionais.

APEMETA

  • Especialista do setor.
  • Formadora.

Conselho Fiscal

José Carlos Tentúgal Valente

Doutor em Engenharia Civil, especialização em Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente) e Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto onde leciona desde 1974. É autor ou co-autor de cerca de uma centena de publicações de caráter técnico-científico no domínio da Hidráulica Urbana. Foi administrador de empresas do Grupo Águas de Portugal. Desenvolve atividade de projeto na área da Hidráulica Urbana.

Ana Luísa Esteves Loureiro

Especialista em comunicação ambiental, com foco na temática dos resíduos urbanos. É Diretora de Comunicação na EGF desde 2016, empresa líder na gestão de resíduos em Portugal, o que lhe permite desenvolver projetos inovadores e trabalhar com uma grande variedade de stakeholders. Enquanto profissional de Comunicação já ganhou vários prémios, com destaque para o prémio de Comunicadora do ano 2012, atribuído pela APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa). Membro muito ativa na ISWA (International Solid Waste Association) desde 2002, tendo sido eleita em 2020 um dos membros do Conselho de Administração em representação dos membros nacionais. No passado foi  Chair e Vice-Chair do Grupo de Comunicação da ISWA, onde ainda é muito ativa no desenvolvimento de relatórios, workshops e apresentações dedicadas à sua área de experiência. A ligação ao trabalho associativo também já é longa, sendo de destacar a atividade na APESB (Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental), na APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) e na APCIMM (Associação de Pais do Colégio Integrado Monte Maior).

Rui Pedro Alves Sousa

É especialista em educação e sensibilização ambiental, com mais de 15 anos experiência no sector. Apaixonado pela ecologia e sustentabilidade do Planeta. É licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Engenharia do Ambiente, e acredita na educação como a principal estratégia para melhorar a pegada ecológica da nossa sociedade.
Desde o ano de 2008 fundou o Projeto Mais Ciência, onde criou, desenvolveu e dinamizou as mais variadas atividades aliando a educação, a ciência e a diversão, com as mais diversas entidades. Coordenou também, entre 2015 e 2020, o Programa de Educação Ambiental da INDAQUA, Uma Aventura em Estado Líquido. E, desde 2021 é responsável pelo Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável na empresa Águas do Norte SA.
Centro Educação Ambiental (CEA) das Águas do Douro e Paiva, CEA Parque da Cidade do Porto, CEA Quinta do Passal, A Fábrica, Pavilhão da Água, Fundação de Serralves, CMIA de Matosinhos, Parque Ecológico do Monte de S. Brás, foram apenas alguns dos locais por onde já passou, além de muitas outras instituições e municípios de todo o país. Ao longo de toda a sua experiência impactou mais de 200.000 participantes distribuídos por perto de 10.000 ações.

Mesa da Assembleia Geral:
– Presidente: Prof. Paulo Jorge Ramísio
– Secretário: Prof.ª Maria da Graça Dias Alfaro Lopes

 

Conselho Directivo Nacional:
– Presidente: Prof.ª Lígia Maria Costa Pinto
– Vice-Presidente: Prof.ª Nídia de Sá Caetano
– Vice-Presidente: Prof.º António João Carvalho Albuquerque
– Tesoureiro: Eng.ª Bárbara Emília Pires Rodrigues
– Secretário: Pedro Miguel Fontes de Albuquerque Álvaro

 

Conselho Fiscal: 
– Presidente: Prof. José Carlos Tentúgal Valente
– Vogal: Dr.ª Ana Luísa Esteves Loureiro
– Vogal: Eng.º Rui Pedro Alves Sousa

Menu