Órgãos Sociais

Assembleia Geral

Lígia Maria Costa Pinto

Professora Associada com Agregação da UMinho, Doutorada em Economia pela Universidade da Carolina do Sul, Licenciada em Economia pela FEP. Investigadora integrada do NIPE (UMinho) e colaboradora do CARME (IPLeiria), integra ainda a equipa da UMinho no laboratório colaborativo ECOlab e ADVID- ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense. Faz investigação na área da microeconomia aplicada, com destaque para a economia do ambiente e da energia. A Economia experimental e comportamental são, em conjunto com a recolha primária de dados, as metodologias desenvolvidas com maior ênfase. Tem desempenhado várias funções de gestão no âmbito universitário e organizações não governamentais.

José Pedro Oliveira Fernandes

Doutorando em Engenharia Mecânica nas Universidades do Minho e de Ghent, com Mestrado e Licenciatura em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se no tratamento de águas residuais, com especial enfoque na aplicação de tecnologias de oxidação avançada (AOPs), adsorventes e ultrasons para a remoção de micropoluentes, incluindo poluentes emergentes. Foi Presidente da Society Loving the Planet UMinho e colaborou em diversos projetos de sustentabilidade ambiental. Integra a rede mundial da Climate Reality Project, participando em ações educativas que promovem a literacia climática e mobilizam a sociedade para os desafios das alterações climáticas.

Conselho Diretivo

Nídia Sá Caetano

Professor Coordenador no Departamento de Engenharia Química do ISEP, Doutorada e Licenciada em Engenharia Química pela FEUP, Investigadora integrada do LEPABE/ALiCE/FEUP, e colaboradora do CIETI/ISEP. Os seus interesses de investigação incluem valorização da biomassa e dos biorresíduos, tratamento biológico de águas residuais, numa abordagem de biorrefinaria e visando o desenvolvimento sustentável, produção de biocombustíveis renováveis e sustentáveis, avaliação do ciclo de vida dos processos/sistemas de energia, biomassa e biocombustíveis. Foi Diretora e subdiretora do Mestrado em Energias Sustentáveis do ISEP, e desempenhou diversas funções de gestão no ISEP. Desempenha ainda funções de Presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Engenheiros, Região Norte.

Pedro Miguel Fontes de Albuquerque Álvaro

Licenciado em Engenharia do Ambiente, com especialização em Engenharia Sanitária pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, é membro efetivo da Ordem dos Engenheiros (OE) nº 66855. Desenvolve a sua atividade profissional na área do saneamento, focando-se na gestão estratégica e na gestão operacional de sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais. Atualmente, exerce funções de Apoio Técnico à Administração na Águas do Tejo Atlântico, do Grupo AdP, onde contribui para a Estratégia “Inspirados pelo Futuro” e para o desenvolvimento de projetos de reutilização de águas residuais tratadas. A sua experiência profissional inclui também a gestão de grandes empreitadas de construção de infraestruturas de transporte e tratamento de águas residuais.

Isabel Paula Lopes Brás

Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu, NO Departamento de Ambiente, investigadora no CISeD, e doutorada em Ciências de Engenharia pela FEUP. Desenvolve atividade nas áreas da química, sustentabilidade ambiental, valorização de resíduos, bioeconomia circular e gestão de recursos naturais, tendo coordenado e participado em projetos de investigação nacionais e internacionais. Tem-se dedicado à divulgação científica e sensibilização ambiental, orientou diversos trabalhos finais de curso e promove a ligação entre ensino, investigação e comunidade. Desempenhou funções de gestão como Diretora do Departamento de Ambiente e membro do Conselho Técnico-Científico e Pedagógico da ESTGV, sendo atualmente Presidente do Conselho do Departamento de Ambiente.

António Manuel Pedro Martins

Licenciado em Engenharia do Ambiente (Universidade de Aveiro), Mestre em Engenharia Sanitária (Universidade Nova de Lisboa), Doutorado em Biotecnologia Ambiental (Universidade Técnica de Delft), membro efetivo da Ordem dos Engenheiros.

Ao longo da sua atividade profissional, com mais de trinta anos, foi responsável por vários projetos, planos estratégicos, coordenação e controlo operacional de sistemas de saneamento de águas residuais, incluindo projetos de Inovação e Investigação, e ações de formação.

Ingressou na Águas do Algarve, S.A. em 2004 como Engenheiro de Processo, em 2020 assumiu o cargo de Coordenador do Departamento de Inovação e Desenvolvimento e desde 2023 que assume funções como Diretor da Direção de Exploração – Saneamento desta empresa do Grupo AdP.

João Filipe Crisóstomo Dias

Nascido em Setembro de 1978, detém uma Licenciatura em Contabilidade e Administração de Empresas, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), um Master in Business Administration (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).
Actualmente, exerce as funções de Administrador Executivo da Tratolixo, E.I.M., S.A., contando com vasta experiência em gestão de empresas, em particular nas áreas de gestão financeira e “Sustainable Finance”, gestão da mudança, planeamento e controlo orçamental, negociação bancária e gestão do capital humano.

Conselho Fiscal

José Carlos Tentúgal Valente

Doutor em Engenharia Civil, especialização em Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente) e Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto onde leciona desde 1974. É autor ou co-autor de cerca de uma centena de publicações de caráter técnico-científico no domínio da Hidráulica Urbana. Foi administrador de empresas do Grupo Águas de Portugal. Desenvolve atividade de projeto na área da Hidráulica Urbana.

Ana Luísa Esteves Loureiro

Porta-voz e Especialista em Comunicação Ambiental no setor da gestão de resíduos e recursos com mais de 25 anos de experiência, a Ana desenvolve parcerias, acordos e projetos que melhoram as estratégias de inovação social na comunidade. O seu papel na vida comunitária e profissional permite a implementação de unidades operacionais e modelos de gestão de resíduos, bem como a gestão de conflitos sociais e ambientais em que a confiança é um fator chave.
É Diretora de Marketing e Comunicação Interna na Mota-Engil, função que acumula com o Marketing na unidade de negócio do Ambiente do Grupo.Foi Diretora de Comunicação na EGF e na Valorsul, o que lhe permitiu desenvolver projetos inovadores e trabalhar com uma grande variedade de stakeholders. Enquanto profissional de Comunicação já ganhou vários prémios, com destaque para o prémio de Comunicadora do ano 2012, atribuído pela APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa). Membro muito ativa na ISWA (International Solid Waste Association) desde 2002, tendo sido eleita em 2020 um dos membros do Conselho de Administração em representação dos membros nacionais. No passado foi Chair e Vice-Chair do Grupo de Comunicação da ISWA, onde ainda é muito ativa no desenvolvimento de relatórios, workshops e apresentações dedicadas à sua área de experiência. A ligação ao trabalho associativo também já é longa, sendo de destacar a atividade na APESB (Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental), na APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa) e na APCIMM (Associação de Pais do Colégio Integrado Monte Maior).

Rui Pedro Alves Sousa

É especialista em educação e sensibilização ambiental, com mais de 15 anos experiência no sector. Apaixonado pela ecologia e sustentabilidade do Planeta. É licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Engenharia do Ambiente, e acredita na educação como a principal estratégia para melhorar a pegada ecológica da nossa sociedade.
Desde o ano de 2008 fundou o Projeto Mais Ciência, onde criou, desenvolveu e dinamizou as mais variadas atividades aliando a educação, a ciência e a diversão, com as mais diversas entidades. Coordenou também, entre 2015 e 2020, o Programa de Educação Ambiental da INDAQUA, Uma Aventura em Estado Líquido. E, desde 2021 é responsável pelo Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável na empresa Águas do Norte SA.
Centro Educação Ambiental (CEA) das Águas do Douro e Paiva, CEA Parque da Cidade do Porto, CEA Quinta do Passal, A Fábrica, Pavilhão da Água, Fundação de Serralves, CMIA de Matosinhos, Parque Ecológico do Monte de S. Brás, foram apenas alguns dos locais por onde já passou, além de muitas outras instituições e municípios de todo o país. Ao longo de toda a sua experiência impactou mais de 200.000 participantes distribuídos por perto de 10.000 ações.

Mesa da Assembleia Geral:
– Presidente: Prof.ª Lígia Maria Costa Pinto
– Secretário: Eng.º José Pedro Oliveira Fernandes

 

Conselho Directivo Nacional:
– Presidente: Prof.ª Nídia de Sá Caetano
– Vice-Presidente: Pedro Miguel Fontes de Albuquerque Álvaro
– Vice-Presidente: Prof.ª Isabel Paula Lopes Brás
– Vice-Presidente: Eng.º António Manuel Pedro Martins
– Tesoureiro: Dr. João Filipe Crisóstomo Dias

 

Conselho Fiscal: 
– Presidente: Prof. José Carlos Tentúgal Valente
– Vogal: Dr.ª Ana Luísa Esteves Loureiro
– Vogal: Eng.º Rui Pedro Alves Sousa

Menu