Os sistemas de drenagem urbana enfrentam pressões intrínsecas relacionadas com o intenso e complexo metabolismo urbano, a deterioração das suas infraestruturas, e a indevida interação entre sistemas, que dificultam a sua e reduzem a qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, as alterações climáticas têm vindo a demonstrar a necessidade de avaliar a resiliência dos sistemas construídos a cenários diferentes daqueles para os quais foram concebidos. Ainda, as crescentes exigências ambientais e a necessidade de utilização eficiente dos recursos estão também a criar pressões adicionais, que não podem ser resolvidas com soluções convencionais.
As Soluções de Engenharia Baseadas na Natureza (SBN) têm demonstrado poder contribuir para a melhoria funcional dos sistemas de drenagem urbana e a mitigação das suas externalidades ambientais, sociais e económicas, abrindo novas perspetivas relativas à sustentabilidade urbana, à qualidade de vida, e à adaptação ás alterações climáticas.
Nesta sessão serão analisados os principais processos e fenómenos de diferentes soluções de engenharia baseadas na natureza, avaliando a sua adequação e possíveis sinergias na gestão de diferentes sistemas de drenagem urbana.
Para mais informações e inscrição no seguinte link