19.º ENaSB – 12.ª JTIR | 21 a 23 Outubro | Viseu

EVENTO APESBNovidadesReviews

Caros Associados e Colegas,

A APESB, a Câmara Municipal de Viseu, e o Instituto Politécnico de Viseu tem o enorme prazer de vos convidar a participar no 19º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENaSB) e nas 12ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR), que se realizam de 21 a 23 de outubro de 2021 na cidade de Viseu.

Este ano, aproveitando a oportunidade da realização conjunta do ENaSB e das JTIR, debateremos a interligação entre os setores das águas e dos resíduos, e destes com os restantes setores de atividade.
O tema especial do evento A BioEconomia na Construção de Territórios Sustentáveis, visa analisar o contributo dos setores das Águas e Resíduos na sua relação com os recursos naturais, para a concretização das oportunidades inerentes ao desenvolvimento da BioEconomia.
Os setores das Águas e dos Resíduos são eixos fundamentais na sustentabilidade. A sua gestão é da maior importância para a qualidade do meio ambiente e, consequentemente, para a qualidade de vida das gerações presentes e futuras. A provisão de serviços de qualidade, a custos e preços eficientes e equitativos, que contribuam para promover, por um lado, entidades gestoras sustentáveis e, por outro, territórios resilientes e com qualidade de vida, são desígnios do setor que estarão em debate nas seguintes sessões plenárias:

Sessão plenária I: Serviços de Águas e Resíduos: Uma Ponte Com Outros Setores de Atividade, que pretende refletir sobre a importância dos Serviços de Águas e Resíduos no desenvolvimento do território
Sessão Plenária II: A Neutralidade Carbónica e a Transição Energética nos Serviços de Águas e Resíduosonde são analisadas as estratégias adotadas pelos setores das águas e resíduos com vista à transição energética num processo progressivo de descarbonização.
Sessão Plenária III: A Resiliência dos Serviços de Águas e Resíduos em Contexto de Crise Sanitária, que reflete sobre apandemia da COVID 19 e o seu impacto nestes setores que prestam serviços onde o #ficaremcasa não foi possível.
Sessão Plenária IV: A Inovação nos Serviços de Águas e Resíduosanalisa-se como a aposta na rápida digitalização, incluindo soluções de inteligência artificial, mas, também,a promoção da criatividade e da qualificação do capital humano são essenciais à transformação das organizações, das empresas, e dos diversos stakeholders dos setores de Águas e Resíduos.
Sessão Plenária VO Papel dos Engenheiros no Desenvolvimento Sustentáveldiscute-se quais as competências críticas que os Engenheiros deverão apresentar, tendo em conta a multidisciplinaridade dos problemas associados ao Desenvolvimento Sustentável, e reconhecendo que “Há Engenharia em tudo o que Há”.

Por todas estas razões estamos convictos de que este encontro constituirá uma mais valia para o setor da Engenharia Sanitária e Ambiental, e para os seus profissionais, que diariamente, na realização das suas missões, contribuem para um mundo mais sustentável e inclusivo.

Esperamos por todos vós, em Viseu.

Prazo de submissão de comunicações: 31 de Julho de 2021

Para mais informações por favor aceda aqui

Lígia Pinto
Presidente do Conselho Diretivo da APESB

Notícias relacionadas

Últimas Notícias

EVENTO APESB, Novidades, Reviews

XIX SILUBESA

O XIX SILUBESA, irá realizar-se nos próximos dias de 25 a 27 de agosto 2021, Este evento será em formato online. Para mais informações pode aceder em XIX SILUBESA.

Etiquetas

Menu